Educação lúdica

Plano de aula: Português 

Objetivo: Apresentar o gênero textual instrucional.

Metodologia: Apresentar o gênero textual aos alunos a partir de uma receita de bolo. Seguir a receita e passo a passo com os alunos fazendo um delicioso bolo de chocolate. Enquanto o bolo assa no forno pedir que os alunos copiem a receita no caderno e ilustrem cada ingrediente.




Plano de aula parte II: Português 

Objetivo: Explorar mais o texto instrucional conhecendo diferentes tipos de texto do gênero. 

Metodologia: Pedir aos alunos que tragam de casa receitas de comidas, bulas de remédios, manual de instruções de eletrônicos. Junto com os alunos explorar cada texto, identificando as características de um texto instrucional. Dividir a turma em três grupos e pedir para o 1º grupo inventar uma receita, o 2º inventar um remédio e o 3º algum produto que necessite de manual de instrução. Cada grupo deverá escrever um texto com as instruções da sua invenção e apresentar para a turma.






Plano de aula: Ciências

Objetivo: Conhecer alguns dos órgãos do corpo humano e suas funções.

Metodologia: Confeccionar com massa de modelar os órgãos apresentados no livro em pequenos grupos, cada grupo teve de apresentar o seu órgão e explicar sua função.
Recursos: Massa de modelar.



Plano de aula: Português 

Objetivo: Identificar a existência de espaços no texto e reconhecer as características que denominam o parágrafo. 

Metodologia: Em uma folha de papel pardo pedir que os alunos desenhem um sanduíche, depois utilizando as partes do sanduíche ir explicando as características do parágrafo. Depois é hora de fazer um sanduíche de verdade com os alunos e ao ponto que forem montando seu próprio sanduíche pedir que citem as partes do parágrafo correspondente.
Obs: Atividade inspirada e adaptada da internet.






Plano de aula: Português 



SÍMBOLOS DA PÁSCOA


Objetivo:  Conhecer o significado de cada símbolo da páscoa.


Metodologia: 

1ª etapa- Através de uma conversa informal a professora deverá perguntar às crianças se conhecem algum significado sobre a páscoa. Após as respostas obtidas, o professor deve explicar que a páscoa traz diversos significados, alguns religiosos, outros por tradição...
  Pedirá que cada criança faça uma breve pesquisa em casa com a família sobre o significado da páscoa e os símbolos que conhecem a respeito do tema. Essa pesquisa servirá de introdução para o estudo sobre a páscoa. 

2ªetapa -  Apresentar para a turma o resultado da pesquisa feita pelos alunos.   

3ªetapa  A partir das experiências trazidas pelos alunos, a professora deve apresentar os significados e símbolos mais comuns da páscoa.

  Explicar que a páscoa tem uma origem religiosa, pois os cristãos comemoram a ressurreição de Jesus. A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representar a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas. Atualmente, a páscoa também tem um significado comercial, onde as pessoas possuem a tradição de presentear os amigos, familiares, e principalmente as crianças, com ovos de chocolate.









Nenhum comentário:

Postar um comentário