Pedagogia : tudo o que você precisa saber


O que é ser pedagogo?

Pedagogo é o responsável por planejar, dirigir e implantar escolas e entidades de ensino em geral.
Mais do que cuidar dos aspectos pedagógicos, também é função do profissional de pedagogia administrar e liderar a administração escolar.



Áreas de atuação para o profissional de Pedagogia

O mercado de trabalho para a Pedagogia está ampliando cada vez mais no Brasil. Além dos empregos tradicionais dando aulas, dirigindo escolas e no governo, outras boas oportunidades de trabalho estão surgindo: o profissional de pedagogia pode também trabalhar em empresas de RH, em editoras, e hospitais.

Durante os primeiros anos do curso de Pedagogia o foco será o estudo da estrutura e funcionamento da educação, princípios básicos de administração escolar. Também são ministradas as disciplinas de psicologia e metodologia geral de ensino.
A partir do terceiro ano o aluno poderá escolher várias disciplinas optativas para fazer, como filosofia, história da arte e pedagogia para crianças portadoras de necessidades especiais.
Dependendo do perfil do profissional ele pode optar ainda pelas seguintes especializações dentro da Pedagogia:


  • Gerenciamento Escolar: Especialização da Pedagogia onde o profissional atua administrando instituições de ensino, gerenciando instalações, recursos humanos e financeiros.

  • Lecionamento: Especialização da Pedagogia onde o pedagogo leciona nas primeiras sérias do ensino fundamental.

  • Pedagogia para Educação Especial: Nesta especialização o pedagogo desenvolve práticas e conteúdos escolares específicos para crianças, jovens e adultos portadores de necessidades especiais

  • Orientação Vocacional: Especialização onde o profissional de pedagogia atua ajudando e orientando os estudantes quanto à escolha profissional, aplicando e escrevendo modelos de teste vocacional e também conversando com os alunos.

  • Pedagogia Social: Nesta especialização o profissional de pedagogia desenvolve atividades e conteúdos específicos para ONGs.

  • Supervisão e Treinamento Pedagógico: Função onde o profissional de pedagogia atua treinando e orientando professores para que eles realizem um melhor trabalho com suas turmas.


Grade básica do curso de Pedagogia:

·         Comunicação,
·         Educação e Tecnologias
·         A Arte na Educação Infantil e Prática
·         Avaliação Educacional e Prática
·         Coordenação do Trabalho Pedagógico e Prática
·         Currículo: Teoria e Prática
·         Didática e Prática
·         Educação Inclusiva
·         Estudos Estatísticos
·         Filosofia da Educação
·         Fundamentos Históricos, Políticos e Legais da Educação Infantil
·         Fundamentos Teóricos da Aprendizagem
·         Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização e Prática
·         Fundamentos Teóricos e Metodológicos da História e da Geografia e Prática
·         Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Língua Portuguesa e Prática
·         Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Matemática e Prática
·         Fundamentos Teóricos e Metodológicos das Artes e Prática
·         Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Ciências e Prática
·         Gestão dos Espaços Educativos e Prática
·         História da Educação
·         Leitura e Produção de Texto
·         Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS
·         Linguagens e Literatura Infantil e Prática
·         Metodologia da Pesquisa Científica
·         O Lúdico e a Brincadeira na Educação Infantil e Prática
·         Planejamentos Educacional e Prática
·         Políticas e Organização da Educação Básica
·         Políticas Educacionais e Educação de Jovens e Adultos
·         Propostas Metodológicas na Alfabetização de Jovens e Adultos e Prática
·         Psicologia da Educação
·         Sociologia da Educação
·         Trabalho de Conclusão de Curso
·         Estágio  Supervisionado -Educação Infantil
·         Estágio Curricular Supervisionado – Anos Iniciais do Ensino Fundamental
·         Estágio Curricular Supervisionado – Gestão Educacional


COMO SABER SE A FACULDADE É BOA:

1. Em http://emec.mec.gov.br, escolha "consulta textual", escreva o nome da instituição e clique no botão "consultar".
2. Na parte inferior da página, aparecerá o nome da faculdade e um número de IGC, que vai de 1 a 5. Esse número mostra a média de todos os cursos da instituição: se for 1 ou 2, o curso é ruim.
3. Ao clicar no nome da instituição, você irá para uma nova página. Vá para "relação de cursos" e escolha um deles na lista. Dois indicadores irão aparecer na tela: o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), que mede o quanto os alunos aprenderam, e o CPC (Conceito Parcial do Curso) que também considera a infraestrutura e a formação dos professores. As duas notas vão de 1 (pior) a 5 (melhor).

DÚVIDAS FREQUENTES:

Se o curso não aparece no sistema, ele não é autorizado?
Confira qual é o nome oficial do curso. Se, mesmo assim, não encontrá-lo, ele pode estar em análise para receber autorização.
O curso escolhido não tem indicadores. O que isso quer dizer?
Que o curso ainda não foi avaliado pelo MEC. Neste caso, conte apenas com o número do IGC (Índice Geral de Cursos). O IGC Contínuo é mais detalhado - quanto mais perto o número estiver de 400, melhor. O IGC Faixa resume a nota em ruim (até 2), adequada (3) e boa (4 ou 5).
O aluno pode ficar sem diploma se o curso tiver nota baixa?
Não. Mesmo que o curso precise ser encerrado, os alunos atuais poderão concluir a formação e pegar seu diploma normalmente.
Faculdades ou universidades mal avaliadas também têm o direito de participar do Programa Universidade para Todos (Prouni)?
Sim. Como as instituições de ensino superior têm um prazo para se adequar às exigências do MEC, podem oferecer bolsas enquanto o processo aguarda tramitação no ministério.



Conheça os principais métodos pedagógicos que existem no Brasil 

·  Pedagogia Waldorf (antroposofia)

TEORIA
Método de ensino baseado nas conferências que o filósofo alemão Rudolf Steiner (1861-1925) deu a partir de 1919, trabalha em conjunto três âmbitos do desenvolvimento da criança: físico, social e individual. Os alunos são divididos em faixas etárias e não em séries, pois Steiner acreditava que cada idade tem necessidades específicas a serem atendidas. O aluno waldorfiano estuda com a mesma turma dos 7 aos 14 anos. Como o ritmo biológico não pode ser alterado, não há repetência. O método dá igual importância às formações ética, estética e acadêmica. Chama-se Waldorf pois os primeiros alunos de Rudolf Steiner foram funcionários da fábrica Waldorf Astoria, na Alemanha.

APLICAÇÃO
A pioneira da pedagogia Waldorf no Brasil é a escola Waldorf Rudolf Steiner, de tradição alemã, fundada em 1956. Há outras três escolas em São Paulo que adotam a mesma metodologia. 
·  Maria Montessori

TEORIA
Com Piaget, Maria Montessori (1870-1952) elaborou uma teoria científica do desenvolvimento infantil. Ao contrário deste, seu trabalho concentrou-se na elaboração de uma proposta pedagógica.
Para Montessori, o ensino deve ser ativo. A criança desenvolve um senso de responsabilidade por seu próprio aprendizado. A pedagogia montessoriana enfatiza a concentração individual por meio da manipulação de objetos. Na sala de aula, a atenção do aluno é desviada do professor para as tarefas a serem cumpridas. O professor é um "guia" que remove obstáculos à aprendizagem e isola as dificuldades da criança.

APLICAÇÃO
Disposição circular da sala de aula, prateleiras com jogos pedagógicos acessíveis aos alunos, cubos lógicos de madeira para o ensino de matemática são algumas das inovações do método montessoriano usadas até hoje nas escolas. 
·  Construtivismo/estruturalismo de Jean Piaget

TEORIA
O filósofo Jean Piaget (1896-1980) estudou os modos com que a criança entende o mundo espontaneamente por assimilação -organizando os dados do exterior de uma maneira própria- e por acomodação, isto é, "deformando" essa organização para poder compreender a realidade.
Para Piaget, a inteligência lógica tem um mecanismo auto-regulador evolutivo. Certas noções, como quantidade, proporção, sequência, causalidade, volume etc. surgem espontaneamente em momentos diferentes do desenvolvimento da criança em sua interação com o meio.
As idéias de Piaget garantiram aos psicólogos que havia um mecanismo natural de aprendizagem e que a escola deveria acompanhar a curiosidade da criança, propondo atividades com temas que a interessassem naquele momento, sem se prender a um currículo rígido.
O russo Lev Vygotsky, contemporâneo de Piaget, desenvolveu uma psicologia também chamada construtivista, mas considerando as atividades interpessoais da criança e a história social.

APLICAÇÃO
No Brasil, o construtivismo começou a ser aplicado sistematicamente na primeira Escola Novo Horizonte e depois na Escola da Vila, em São Paulo. 
·  Pragmatismo

TEORIA
Elaborado no início do século pelo educador norte-americano John Dewey (1859-1952), o pragmatismo ou instrumentalismo baseia-se na idéia de que a inteligência é um instrumento. Privilegia a resolução de problemas e a ciência aplicada.
É um modelo de educação que se opõe ao ensino europeu clássico, mais abstrato e concentrado nas humanidades e na filosofia.

APLICAÇÃO
Na década de 20, influenciou o movimento da Escola Nova, que, no Brasil, tentou a reforma do ensino introduzindo métodos ativos de participação dos alunos na sala de aula. 
·  Construtivismo pós-piagetiano

TEORIA
A Argentina Emilia Ferreiro, aluna de Jean Piaget, expandiu as idéias de seu mestre para o campo da escrita e da leitura. Concluiu que a criança descobre as regras da língua escrita (ler da esquerda para a direita, entender que as letras reproduzem a fala) antes mesmo de ir à escola.
Grande parte das crianças se alfabetiza sozinha, desde que imersa num ambiente alfabetizante.
Ferreiro e Ana Teberosky descobriram que toda criança passa pelas mesma fases ao aprender a ler e escrever e que essas fases determinaram o tipo de erro que cometem.
Essas descobertas vêm revolucionando as formas mais tradicionais de alfabetização, baseadas em cartilhas que apresentam apenas fragmentos da língua escrita.

APLICAÇÃO
Generalizada. A grande maioria das escolas brasileiras, incluindo as da rede pública, recorre hoje à teoriado construtivismo e às idéias dos teóricos pós-piagetianos. Mudam os materiais didáticos e a organização da aula.
·  Ensino tradicional

TEORIA
O que se chama ensino tradicional vem de inúmeras vertentes. Nas escolas laicas, o que predomina é uma tradição conteudista centrada no professor, que é um transmissor de cultura. O sistema de avaliação procura aferir a quantidade de informação absorvida pelo aluno. Esse modelo de ensino foi difundido pelas escolas públicas francesas a partir do Iluminismo (séc. 18). Pretendiam universalizar o acesso ao conhecimento para formar cidadãos.

APLICAÇÃO
A tradição conteudista, tida como ultrapassada e acrítica durante as décadas de 60 e 70, volta a ter prestígio hoje, mesmo nas escolas que já foram construtivistas. Crê-se que não há como formar um aluno crítico e questionador sem uma base sólida de informação.







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