Bingo matemático.
Faixa etária: séries iniciais do ensino fundamental I.
Conteúdo: Bingo de operações matemáticas.
Objetivos: Estimular o raciocínio lógico de maneira lúdica,
despertando o interesse pela matemática de forma divertida.
Estratégia: Cada aluno recebe uma cartela de bingo com
operações matemáticas de adição, multiplicação, divisão ou subtração, (de
acordo com a turma). O professor sorteia então os resultados das operações e os
alunos devem associar ao resultado das contas existentes em suas cartelas. O
EXEMPLOS DE CARTELAS:
ATENÇÃO:
PROFESSORAS ADEQUEM AS CONTINHAS E O GRAU DE DIFICULDADE DE ACORDO COM A SÉRIE DA CRIANÇA.
Plano de
aula : Dia Mundial da àgua
Audição
Plano de
aula : Dia Mundial da àgua
A data é comemorada
internacionalmente, no dia 22 de março.
A água é um recurso
natural e seu uso descontrolado está se tornando alvo de muitas discussões.
Quais as formas de
tratamento deste bem, como economiza-lo ,etc. Portanto, é de suma importância
abordar este assunto de forma consciente e crítica, tentando conscientizar e de
fato fazer uma mudança de postura no consumo por parte dos alunos.
Objetivos:
· Reconhecer a importância da água para nossas necessidades, a manutenção
da vida e nossa sobrevivência;
·
Entender as características da água.
·
Analisar criticamente o uso deste recurso .
·
Conscientizar sobre a economia e
desperdício .
·
Entender o ciclo da água.
Faixa etária: séries iniciais .
Estratégias:
1) Conhecendo a água:
Apresentar aos alunos a água em sua forma líquida e potável questionando –os:
- ela
tem cor?
-
cheiro?
-
sabor?
Propor
questões aos alunos, a fim de realizar um diagnóstico do que
os alunos sabem sobre o assunto.
Por
exemplo:
2) Por que a água é necessária para a
nossa sobrevivência? Para que , necessitamos dela?
3) O nosso corpo necessita de água
diariamente? Por quê?
4) Quais as utilidades da água?
5) você sabe como funciona o ciclo da
água?
6)O
professor também deve chamar a atenção dos educandos para o uso correto deste
recurso.
7) Solicitar a eles uma conta de água, para
analisarem os seus dados , consumo e valor);
8)
Elaborar, juntamente com os alunos, uma lista coletiva de postura, que se deve
adotar na escola e em casa, a fim de evitar o desperdício da água.
9) Elaborar com a turma cartazes e maquetes.
10) Elaborar paródias, poemas, acrósticos, etc
10) Elaborar paródias, poemas, acrósticos, etc
ATENÇÃO
: NÃO ACRESCENTAMOS
ATIVIDADES PARA QUE OS
PROFESSORES ADEQUEM DE ACORDO COM A
SÉRIE QUE LECIONA E A FAIXA
ETÁRIA DE SUA
TURMA.
Avaliação :
Leve em conta os objetivos definidos inicialmente
o conjunto de atividades, registre a participação dos estudantes nas diferentes
etapas e nos trabalhos individuais e coletivos.
Examine a produção de textos, painéis,
desenhos e outros trabalhos realizados por eles. Se necessário, promova debates
ou atividades individuais para examinar o que os estudantes aprenderam neste
percurso.
OS SENTIDOS
Audição
Objetivos
·
Conhecer
e identificar os órgãos do sentido.
·
Desenvolver
hábitos de cuidados e higiene.
·
Reconhecer
a função e importância de cada órgão.
Conteúdo
·
Corpo
humano
·
Linguagem
oral e escrita
·
Movimento
·
Lateralidade
Tempo estimado
Cinco aulas.
Material necessário
·
Venda para os olhos
Desenvolvimento
1ª aula: Audição
Levar uma
imagem grande para os alunos apresentando o aparelho auditivo e explicando resumidamente
de maneira simplificada como funciona a audição.
Levar os
alunos para um espaço amplo e sem obstáculos, dividir a turma em dois grupos.
Escolha o alunos de um dos grupos e vende os seus olhos, peça que outro membro
do mesmo grupo se afaste e se posicione em algum lugar mais distante, os
componentes do grupo devem orientar o colega vendado a chegar ao amigo que se
afastou. Instrua os alunos para que utilizem esquerda, direita, em frente, para
trás no momento de orientar o colega vendado. O grupo concorrente tem que
tentar atrapalhar dando falsas informações, exemplo, se o aluno deve ir para a
esquerda eles gritam direita para confundir. O aluno vendado deverá se
concentrar e tentar reconhecer a voz dos colegas do seu grupo, para seguir as
orientações corretas. Estabeleça um tempo para o aluno encontrar o colega, se
conseguir dentro do tempo o grupo ganha um ponto se o tempo acabar passa a vez
para o outro grupo. Depois de todos os integrantes dos dois grupos terem
participado soma-se os pontos e nomeia-se a equipe vencedora. Após realizar a
atividade faça uma roda de conversa e questione os alunos sobre as dificuldades
que tiveram, indague o fato de terem sido privados da visão, ressalte a
importância da audição e lembre os dos cuidados que devemos ter com esse órgão.
Sugestão de atividade em folha:
Nenhum comentário:
Postar um comentário