Planos de aula

Bingo matemático.

Faixa etária: séries iniciais do ensino fundamental I.

Conteúdo: Bingo de operações matemáticas.

Objetivos: Estimular o raciocínio lógico de maneira lúdica, despertando o interesse pela matemática de forma divertida.

Estratégia: Cada aluno recebe uma cartela de bingo com operações matemáticas de adição, multiplicação, divisão ou subtração, (de acordo com a turma). O professor sorteia então os resultados das operações e os alunos devem associar ao resultado das contas existentes em suas cartelas. O


professor pode ir aumentando a dificuldade das contas de acordo com o avanço da turma na operação em questão. Outra ideia é oferecer algum material para que os alunos resolvam as contas, como material dourado, um ábaco, ou até mesmo palitos de sorvete, grãos de feijão.

EXEMPLOS DE CARTELAS: 




ATENÇÃO:
PROFESSORAS  ADEQUEM  AS  CONTINHAS  E  O  GRAU  DE  DIFICULDADE  DE ACORDO  COM  A  SÉRIE  DA  CRIANÇA.




Plano de aula :  Dia Mundial da àgua

                     

  A data é comemorada internacionalmente, no dia 22 de março.
  A água é um recurso natural e seu uso descontrolado está se tornando alvo de muitas discussões.
  Quais as formas de tratamento deste bem, como economiza-lo ,etc. Portanto, é de suma importância abordar este assunto de forma consciente e crítica, tentando conscientizar e de fato fazer uma mudança de postura no consumo por parte dos alunos.


      Objetivos:

     ·       Reconhecer a importância da água para nossas necessidades, a manutenção da vida e nossa      sobrevivência;
     ·        Entender as características da água.
     ·        Analisar criticamente o uso deste recurso .
     ·        Conscientizar  sobre a economia e desperdício .
     ·        Entender o ciclo da água.

             Faixa etária:  séries iniciais .

            Estratégias:

          1)   Conhecendo a água: 


        Apresentar aos alunos a água em sua forma líquida e potável questionando –os:


        - ela tem cor?

        - cheiro?

        - sabor?


       Propor  questões  aos  alunos, a fim de realizar um diagnóstico do que os alunos sabem sobre o assunto.

       Por exemplo:


      2)   Por que a água é necessária para a nossa sobrevivência? Para que , necessitamos dela? 

      3) O nosso corpo necessita de água diariamente? Por quê?


      4) Quais as utilidades da água?


      5) você sabe como funciona o ciclo da água?


      6)O professor também deve chamar a atenção dos educandos para o uso correto deste recurso.


      7) Solicitar a eles uma conta de água, para analisarem os seus dados , consumo e valor);


      8) Elaborar, juntamente com os alunos, uma lista coletiva de postura, que se deve adotar na escola e em casa, a fim de evitar o desperdício da água.


      9) Elaborar com a turma cartazes e maquetes.

     10) Elaborar paródias, poemas, acrósticos, etc
     





ATENÇÃO :  NÃO  ACRESCENTAMOS   ATIVIDADES  PARA  QUE  OS PROFESSORES  ADEQUEM   DE   ACORDO   COM  A SÉRIE  QUE   LECIONA  E A  FAIXA  ETÁRIA  DE  SUA TURMA.


Avaliação :

Leve em conta os objetivos definidos inicialmente o conjunto de atividades, registre a participação dos estudantes nas diferentes etapas e nos trabalhos individuais e coletivos.
Examine a produção de textos, painéis, desenhos e outros trabalhos realizados por eles. Se necessário, promova debates ou atividades individuais para examinar o que os estudantes aprenderam neste percurso.



 OS SENTIDOS 

Audição

Objetivos
·         Conhecer e identificar os órgãos do sentido.
·         Desenvolver hábitos de cuidados e higiene.
·         Reconhecer a função e importância de cada órgão.

Conteúdo

·         Corpo humano
·         Linguagem oral e escrita
·         Movimento
·         Lateralidade


Tempo estimado 
Cinco aulas.

Material necessário 

·         Venda para os olhos

Desenvolvimento 

  1ª aula: Audição
Levar uma imagem grande para os alunos apresentando o aparelho auditivo e explicando resumidamente de maneira simplificada como funciona a audição.



Levar os alunos para um espaço amplo e sem obstáculos, dividir a turma em dois grupos. Escolha o alunos de um dos grupos e vende os seus olhos, peça que outro membro do mesmo grupo se afaste e se posicione em algum lugar mais distante, os componentes do grupo devem orientar o colega vendado a chegar ao amigo que se afastou. Instrua os alunos para que utilizem esquerda, direita, em frente, para trás no momento de orientar o colega vendado. O grupo concorrente tem que tentar atrapalhar dando falsas informações, exemplo, se o aluno deve ir para a esquerda eles gritam direita para confundir. O aluno vendado deverá se concentrar e tentar reconhecer a voz dos colegas do seu grupo, para seguir as orientações corretas. Estabeleça um tempo para o aluno encontrar o colega, se conseguir dentro do tempo o grupo ganha um ponto se o tempo acabar passa a vez para o outro grupo. Depois de todos os integrantes dos dois grupos terem participado soma-se os pontos e nomeia-se a equipe vencedora. Após realizar a atividade faça uma roda de conversa e questione os alunos sobre as dificuldades que tiveram, indague o fato de terem sido privados da visão, ressalte a importância da audição e lembre os dos cuidados que devemos ter com esse órgão.


Sugestão de atividade em folha:

















Nenhum comentário:

Postar um comentário